A retífica do motor torna-se necessária quando a folga interna entre os anéis de pistões e os cilindros, bem como entre as bielas e o virabrequim atinge determinados limites a partir dos quais começa a ocorrer:
1Alto consumo de óleo lubrificante e de combustível.
2Altos ruídos metálicos.
3Vazamento de óleo no escapamento.
4 Emissão de fumaça azul pelo escapamento.
5Presença de óleo nas velas.
6Diminuição da potência.
7Motor trabalhando superaquecido.
8Baixa compressão nos cilindros.
ETAPAS DE TRABALHO PARA RETÍFICA DE MOTOR E PEÇAS A SEREM VERIFICADAS:
1Retirada do motor.
2Desmontagem do motor.
3Lavagem química.
4Retífica e brunimento dos cilindros.
5Preparar o berço do alojamento do virabrequim.
6Substituir pistões e anéis.
7Testar alinhamento e possíveis trincas das bielas. Estando em condições, suas buchas e bronzinas deverão ser substituídas.
8Virabrequim ou Eixo de Manivelas – deverá ser feito um teste para verificar se não há trincas e se o seu alinhamento está correto.
Após aprovado, o virabrequim passará por uma retífica de seus colos de bielas e de mancais (as partes que são apoiadas no bloco e que receberão as bielas).
Posteriormente será feito um polimento nesses colos para que haja um perfeito assentamento das bronzinas, que são peças com o formato de semicírculo e que servirão de pista de rolamento entre as partes, protegidas por um filme de óleo lubrificante.
9Eixo Comando de Válvulas
Abre e fecha as Válvulas de Admissão e de
Escapamento de forma sincronizada com o funcionamento do motor.
Após teste para verificação de alinhamento e de trincas, verificar seus cames com relação a sua altura e angulação.
No caso da peça ser aprovada, será feita uma retífica nos colos centrais.
10Cabeçote
- Fazer teste hidrostático.
- Aplicar jato de micro esfera.
- Retificar a base.
- Substituir as guias das válvulas de admissão e de escapamento.
- Substituir as Válvulas de Admissão e de Escapamento.
- Retificar as sedes de admissão e de escapamento.
11SERVIÇOS DIVERSOS
- Substituir balanceiros.
-Substituir Tuchos das válvulas.
- Retificar volante do motor.
- Substituir Bomba de Óleo.
- Substituição de todas as juntas e retentores do motor.
- Lavagem fina para montagem.
- Montagem completa do motor.