O câmbio manual ainda continua sendo o mais usado nos veículos da linha nacional.
A caixa de transmissão é o sistema formado por um conjunto de engrenagens que possibilita ao motorista regular a velocidade e o torque apropriado às mais diversas condições de movimento do veículo.
Sistema de transmissão do Câmbio Manual
O câmbio comunica às rodas do veículo a potência do motor, sendo o sistema composto pelo volante, embreagem, caixa de câmbio, eixo de transmissão e diferencial, alcançando as rodas traseiras.
No caso de carros com transmissão dianteira, a junta homocinética é a peça articulada que liga o semieixo à roda, permitindo a transmissão da força do motor às rodas.
Cuidados com o Câmbio Manual
1. A maioria dos fabricantes não solicita a troca do óleo da caixa de câmbio, porém , muitos motoristas o fazem a cada 40 ou 50 mil quilômetros respeitando a classificação de óleo recomendada no manual do proprietário .
Verificar, a cada troca de óleo do motor, o nível de óleo da caixa de câmbio, já que o nível de óleo baixo pode danificar seriamente suas partes internas .
2. Não troque a marcha no tempo.
Muitos motoristas para demonstrarem sua perícia, mudam a marcha sem pisarem no pedal da embreagem. É um grande erro que pode danificar as engrenagens e o garfo de embreagem.
3. Evite arranhar marchas
Com o desgaste da embreagem, as marchas passam a ter dificuldade para entrar. Porém, ao começar a arranhar, é hora de substituí-la. Marcha arranhando aumenta significativamente o desgaste e o risco de quebra da caixa de câmbio.
4. Evite reduções muito brusca de marchas.
5. Faça as mudanças de marcha de forma suave.
6. Não arranque o carro bruscamente.