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Injeção Eletrônica

Centro Automotivo Dgrimaldi

O objetivo da Injeção Eletrônica é melhorar o rendimento do motor com mais economia e, para que isso seja possível, precisa ser injetada uma combinação de ar e combustível perfeita, em todos os regimes de rotação.



Além disso, tem por função controlar a marcha lenta, o tempo de ignição e, em alguns casos, o comando de válvulas.

Os Sensores (como de rotação do motor, temperatura da água, fluxo de ar e de velocidade, por exemplo) é que mandam as informações para a Unidade de Comando (Módulo) sobre a quantia desta combinação que necessita para o seu perfeito funcionamento.

Também, de suma importância, são os atuadores, que recebem as informações da Unidade de Comando e variam o volume de combustível que o motor recebe, corrigindo o ponto de ignição, marcha lenta, etc.

Quando qualquer um dos sensores entra em pane, o Módulo da Injeção possui uma memória interna que registra e armazena essa falha e, paralelamente, utiliza um valor médio (padrão) para que o sistema continue funcionando. Como esse valor utilizado pelo Módulo não corresponde ao valor ideal, o motor aumenta o consumo de combustível.

Por isso, toda vez que acender a luz da injeção no painel, leve imediatamente seu veículo na sua oficina de confiança.

QUANDO FAZER A REGULAGEM DO MOTOR?

O momento de fazer a Regulagem Eletrônica de Motores se dá quando o veículo apresentar os seguintes sintomas:
1) Dificuldade para dar a partida.
2) Perda de potência em acelerações.
3) Marcha Lenta irregular.
4) Aumento de consumo de combustível.

Na sua oficina de confiança, será analisado, com equipamentos específicos:

1) Estanqueidade e vazão dos Bicos Injetores e da Bomba de Combustível.

2) Verificação dos Sensores:
- Sensor de Posição da Borboleta de Aceleração.
- Sensor de Temperatura do Ar.
- Sensor de Temperatura do Motor.
- Sensor de Pressão do Coletor.
- Sensor de Oxigênio (Sonda Lâmbda).
- Sensor de Rotação.
- Sensor de Detonação.
- Medidor de Massa de Ar, etc.

3) Verificação dos Atuadores:
- Atuador da Marcha Lenta.
- Válvula de Purga do Canister.
- Válvula de Injeção (Bico Injetor).
- Corpo de Borboleta.
- Relés, etc.

4) Demais itens a serem verificados:
- Velas de Ignição.
- Cabos de Vela.
- Bobina de Ignição.
- Chicote (Alimentação Elétrica do Sistema de Injeção Eletrônica).
- Unidade de Comando (Módulo).

A Regulagem Eletrônica de Motores é um dos itens mais complexos da mecânica automotiva devendo ser verificado somente por profissionais qualificados.

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