Correia Dentada | DGrimaldi Centro Automotivo

Correia Dentada

Centro Automotivo Dgrimaldi

A Correia Dentada liga o Eixo Comando de Válvulas ao Virabrequim do motor, promovendo um sincronismo e fazendo com que as válvulas de admissão e de escapamento sejam abertas e fechadas no momento exato.



Ela mantém o sincronismo entre o virabrequim, que passa a força do motor para as rodas e o Comando de Válvulas, que é a peça responsável pela entrada e a saída de gases no cilindro.

Se a Correia Dentada rompe, o motor para de funcionar.

Com seu rompimento, ocorrem danos em outros componentes do motor.

Sem a Correia Dentada, o motor perde o já citado sincronismo, o que causa choque direto e desordem entre os componentes internos como válvulas, pistões, cabeçote e bielas.

Outros problemas podem ocorrer como: polias gastas, polias desalinhadas, correias frouxas, excesso de tensão, desgaste excessivo ou estrias causadas pelo trabalho, graxa ou óleo em excesso na correia e flange da polia danificada .

A substituição da Correia Dentada deve ser feita de acordo com a quilometragem estabelecida pelo fabricante.

Essa informação está contida no Manual do Automóvel, porém, outros fatores podem antecipar sua substituição, como regiões muito empoeiradas, regimes extremos de uso do motor e tempo de uso da Correia Dentada.

Além da Correia Dentada, deve ser substituído o Tensor da Correia Dentada, a Polia Desviadora, em alguns casos a bomba de água, bem como as correias externas: Correia do Alternador, Correia da Direção Hidráulica e Correia do Ar Condicionado.

Lembre-se: O descuido com a Correia Dentada pode resultar num gasto financeiro muito alto.

whatsapp Fone Mapa
whatsapp
Inovando Sites Criação de Sites Porto Alegre